Editorial
65 Anos de APCMC
CAROS COLEGAS
A Nossa Associação está de parabéns, em 2019 comemora o seu 65.º Aniversário.
Tudo começou em 1954, quando foi criado o Grémio dos Armazenistas de Materiais de Construção do Norte.
O fim dos grémios ditou a continuidade do espírito associativo no sector dos materiais de construção, com uma associação de âmbito nacional então denominada APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção.
O nobre papel desempenhado por esta Associação valeu-lhe a confiança e os créditos junto de todo o sector.
Nomeadamente em representação dos interesses dos comerciantes junto dos fabricantes, que viam nesta organização um obstáculo a práticas desrespeitosas do canal de distribuição e ao mesmo tempo um facilitador na organização desse mesmo canal.
Nos anos 80 era necessário ser associado da APCMC para ter acesso aos principais fabricantes de materiais de construção.
Chegava a ser a nossa Associação quem se encarregava de emitir e distribuir as tabelas de preços de determinados fabricantes.
Hoje já não há portagens na ponte, o mundo mudou e tudo é aberto.
As vantagens de ser associado estão hoje consolidadas em quatro pilares, aos quais podemos chamar o core dos nossos serviços:
- Formação – estamos focados em preparar as pessoas para os desafios que o sector enfrenta, através de formação dos empresários e das respetivas equipas.
- Suporte Direto – em matérias legais, consultoria, comunicação, entre outros aspetos de suporte que todos os dias é dado aos associados.
- Estatísticas e Dados do Mercado.
- Oportunidades de Networking – nos eventos que realizamos ao longo de cada ano, no Congresso, com visita a associados, no Jantar de Natal, com visita a um fabricante patrocinador, a nível internacional no acesso a congressos internacionais ou visitas de campo a congéneres europeias organizadas pelas Confederações em que estamos federados, a uFEMAT e a FEST, a que apenas as empresas membros das associações confederadas têm acesso.
- Influência Política/Legal – diretamente junto dos diversos ministérios ou através das Confederações do Comércio e da Construção, às quais estamos intimamente relacionados e onde temos feito um trabalho persistente na defesa dos interesses da nossa atividade, muito embora seja difícil em Portugal obter resultados exuberantes nesta matéria.
O futuro da nossa Associação está certamente muito dependente da resposta que soubermos dar às necessidades e anseios dos nossos associados, à forma como soubermos acrescentar valor a cada oportunidade de serviço, como nos focarmos no envolvimento ou como soubermos construir uma relação pessoal, de proximidade e de confiança com cada associado.
Certamente que iremos tudo fazer para honrar os 65 Anos de atividade da APCMC e contribuir para nos mantermos fiéis ao seu espírito de defesa intransigente dos interesses dos associados.
Bons Negócios e Longa Vida para a Associação dos Materiais de Construção!
Revista nº 188 || Ecoeficiência – PDF | |
SUMÁRIO
02 Editorial DIVULGAÇÃO EVENTOS |
ENTREVISTAS 38 Gestluz Consultores 42 Leca PortugalDOSSIER ECONOMIA 46 Inquérito de Conjuntura 50 Análise de Conjuntura 56 Mercado ImobiliárioDOSSIER DOSSIER ECOEFICIÊNCIA 59 Artigo, Entrevistas ARQUITETURA REABILITAÇÃO |